Novidades da WWDC 2015: iOS, OS X e Apple Watch.

A apresentação na WWDC 2015 mostrou as novidades que serão lançadas em breve pela Apple. No evento foram abrangidos tópicos relacionados ao OS X, iOS e Apple Watch. Em resumo, o novo OS X será lançado em meados de Outubro de 2015, terá a versão 10.11 e o nome de El Capitan, inspirado no monte encontrado no Parque Nacional Yosemite na Califórnia.
OS X
Spotlight
![]() |
"Apresentações do Brian sobre El Capitan" mostra o arquivo correto. |
![]() |
O Spotlight busca mais fontes. |
Esta é a lista de algumas fontes novas consultadas pelo Spotlight:
- Esportes
- Lembretes
- Vimeo
- Ajuda da Apple
- Notícias
- Cálculos simples
- Sites de viagens
- Podcasts
- iCloud Drive
- Mapas
- YouTube
Onde há a barra de busca, por exemplo no aplicativo Mail, a busca com linguagem natural também funcionará da mesma forma.
Ao retirar uma camada de processamento e colocar o código gráfico do aplicativo em contato mais próximo com a placa de vídeo, a Apple diz que conseguiu um aumento de performance de até 10x. O que isso significa para o usuário? Que o sistema em geral vai rodar mais rápido, e isso vai ser percebido principalmente em aplicativos 3D, por exemplo jogos.
Com o advento dos aplicativos móveis que rodam em processadores ARM, vários desenvolvedores ficaram mais experientes na hora de produzir gráficos que rodam no OpenGL, a plataforma gráfica escolhida pela Apple. Ao contrário da Microsoft que utiliza o DirectX no Windows, o OpenGL não era favorecido pelos desenvolvedores, porém com mudanças como o Metal pode ser possível que a Apple consiga atrair mais jogos para o OS X.
iOS
Siri
![]() |
A Siri ficou mais inteligente, busca nome nos emails para usar no ID de chamada. |
Melhorias no assistente Siri reduzem a necessidade de iniciar a interação com o software. Agora o assistente vai ser proativo e analisar vários dados no aparelho para aprender o que o usuário faz durante o dia para oferecer aquela atividade sem que o usuário precise abrir algum aplicativo. Por exemplo, se você ouve música todos os dias de manhã, quando acordar o seu telefone ou iPad mostrará na tela de bloqueio os controles de mídia. Quando receber um email, a Siri irá analisar o conteúdo da mensagem e se encontrar por exemplo informações de um compromisso, ela adicionará ele ao seu calendário automaticamente. Além disso quando uma ligação for recebida, ela tentará achar o número entre as suas mensagens de email e usar o nome do remetente como sugestão de quem está lhe chamando, caso o nome não esteja salvo na agenda.
Apple Pay
A partir de Julho o serviço de pagamentos da Apple estará disponível no Reino Unido. Para aqueles brasileiros ou portugueses que moram no Reino Unido, eles poderão por exemplo pagar passagens de ônibus e metrô em Londres diretamente com o telefone. Outro recurso novo para o Apple Pay é o de cartões de fidelidade. Não há previsão para o lançamento do Apple Pay no Brasil, porém se considerarmos que a Siri foi lançada em 2011 e só chegou no Brasil em 2015, o serviço levará alguns anos para funcionar nas terras tupiniquins.
Aplicativos
Alguns dos aplicativos do sistema também foram atualizados. O app de Notas tem um layout modernizado e funções úteis como listas, desenho à mão livre, inclusão de links e mapas, inclusão de imagens, e uma barra de formatação para ajustes rápidos de tamanho e estilo de fonte.
![]() |
O novo app de Notas. |
O aplicativo de Mapas também foi atualizado, em algumas cidades os usuários poderão selecionar o modo de transporte público, e por exemplo ao tocar em uma estação de metrô poderá ver todas as linhas disponíveis naquela estação. Infelizmente nenhuma cidade brasileira foi inclusa nesta atualização de transporte público.
![]() |
Transporte público com mais detalhes. |
![]() |
O novo aplicativo "News". |
![]() |
O teclado no iOS 9 agora tem atalhos e vira um trackpad para manipular o texto com facilidade. |
A Apple levou 9 versões até finalmente adotar o multitarefa, porém a facilidade de uso parece ser excelente. Com alguns toques na tela você poderá usar dois aplicativos ao mesmo tempo.
![]() |
Colete imagens direto da Internet e cole em uma nota. |
Na imagem acima é possível ver que há dois aplicativos diferentes na tela. De um lado, o navegador de Internet Safari, e do outro, o aplicativo de Notas. Quer fazer buscas de imagens no Google e colá-las em um documento do Pages? Agora isso fica fácil, você não precisa mais mudar de um aplicativo para o outro já que pode rodar o navegador e o editor de textos lado-a-lado. A Apple não demonstrou se é possível rodar um jogo de tela cheia enquanto você usa o YouTube para assistir tutoriais. Seria bem útil se isso fosse possível.
![]() |
Configurando o multitarefa é fácil. |
Para aqueles que nunca estão satisfeitos com a autonomia da bateria (praticamente todos nós), agora há a possibilidade de habilitar o modo de economia de energia, que a Apple diz que pode dar até mais 3 horas de uso para o usuário, a troco de perda de performance. Também diminuíram o tamanho da atualização. O iOS 8 causou problemas para usuários de modelos com 16GB pois tomava até 5GB de espaço, fazendo com que as pessoas tivessem que deletar muitos aplicativos, fotos, músicas e vídeos para completar a atualização. O iOS 9 vai usar aproximadamente 1.5GB de espaço, causando menos problemas. Ele também será compatível com todos os aparelhos que receberam o iOS 8, ou seja, desde o iPad 2 e o iPhone 4S até os atuais, porém nem todas as funções do novo sistema rodarão em aparelhos mais antigos. Em automóveis futuros, a função CarPlay poderá rodar sem que o usuário tenha que conectar o aparelho através de um cabo, já que a função também poderá utilizar tecnologia sem-fio.
WatchOS 2
Faces
O usuário poderá escolher uma foto ou um álbum de fotos inteiro para aparecer na tela de horário. O relógio também oferece uma tela de horário que muda de acordo com o horário, mostrando cenas diferentes de várias cidades do mundo.
Complications
Desenvolvedores poderão criar botões de acesso interativos para a tela de horário. Um exemplo seria ver o nível de carga de bateria de um carro elétrico.
"Viagem no tempo"
Ao rodar a coroa digital, você verá informações do passado e do futuro, como por exemplo seus compromissos, a previsão do tempo, e a carga da bateria do seu carro elétrico caso o aplicativo esteja instalado.
Modo Criado-Mudo
Ao colocar o seu relógio para carregar durante a noite, se ele estiver na horizontal, a tela entrará no modo de criado-mudo, mostrando o tempo de maneira sutil. Se houver um alarme, na hora de soar cada botão permite você a desligar o alarme ou ativar o modo de silêncio que pausará o alarme por 10 minutos.
![]() |
Modo "criado-mudo". |
Comunicação
A nova versão tem um limite maior na lista de amigos. Você pode adicionar mais amigos à lista diretamente através do relógio. Também é possível utilizar mais de uma cor na hora de compor as mensagens desenhadas para enviar aos seus amigos.
![]() |
Cores adicionais. |
Para desenvolvedores, agora será possível criar aplicativos que rodam diretamente no relógio, além disso a Apple agora disponibilizará diversas APIs diferentes para que o desenvolvedor possa fazer aplicativos mais versáteis que terão acesso ao microfone do relógio, por exemplo.
![]() |
Novas APIs de acesso ao relógio para os desenvolvedores de aplicativos. |
Vídeos
Com a API de vídeos, será possível tocar pequenos vídeos no Apple Watch, como por exemplo os do aplicativo Vine.
![]() |
Apple Watch rodando vídeo do app Vine. |
A Apple também lançou, para o OS X, iOS, Windows, e Android o aplicativo Apple Music. Neste aplicativo o usuário poderá pagar $14,99 para ter acesso a toda a biblioteca de música do iTunes. Basta usar a conectividade 3G/4G ou WiFi do aparelho para ter acesso instantâneo a todas as músicas disponíveis no iTunes. O usuário não está comprando as músicas, está meramente pagando uma assinatura para ter acesso às mesmas. Se a assinatura não for paga, o usuário perde o acesso mesmo a aquelas canções que ele já ouviu através do serviço. Funciona como o Spotify, ou para quem não conhece, o aplicativo Netflix que é similar mas para assistir filmes e programas de TV. Este serviço também inclui uma estação de rádio via Internet chamada pela Apple de Beats 1.
Clique AQUI para ver a apresentação (em inglês) diretamente do site da Apple.
A Apple proíbe qualquer outro navegador que não seja o Safari, portanto para assistir você terá de usar um Mac ou aparelho com o iOS rodando o navegador Safari.