Ads Top

Novidades da WWDC 2015: iOS, OS X e Apple Watch.


A apresentação na WWDC 2015 mostrou as novidades que serão lançadas em breve pela Apple. No evento foram abrangidos tópicos relacionados ao OS X, iOS e Apple Watch. Em resumo, o novo OS X será lançado em meados de Outubro de 2015, terá a versão 10.11 e o nome de El Capitan, inspirado no monte encontrado no Parque Nacional Yosemite na Califórnia.

OS X

Spotlight

"Apresentações do Brian sobre El Capitan" mostra o arquivo correto.
Entre as novidades do OS X, está a busca Spotlight melhorada, que agora consulta fontes de diversos websites, tem a janela redimensionável e movível, e aceita busca com termos naturais. Nessa versão do Spotlight será possível digitar por exemplo "vídeos feitos no mês de Agosto de 2013" e o sistema entenderá que você quer buscar por arquivos de vídeo criados no mês de Agosto do ano de 2013. Facilita bastante na hora de encontrar o que você precisa sem precisar ficar adicionando termos fixos na busca.


O Spotlight busca mais fontes.

Esta é a lista de algumas fontes novas consultadas pelo Spotlight:
  • Esportes
  • Lembretes
  • Vimeo
  • Ajuda da Apple
  • Notícias
  • Cálculos simples
  • Sites de viagens
  • Podcasts
  • iCloud Drive
  • Mapas
  • YouTube


Onde há a barra de busca, por exemplo no aplicativo Mail, a busca com linguagem natural também funcionará da mesma forma.

Metal


Com o lançamento do iOS 8, a Apple introduziu o sistema gráfico Metal para utilizar o chip gráfico dos aparelhos móveis com mais eficiência. No El Capitan o Metal faz sua estréia para notebooks e desktops.

Ao retirar uma camada de processamento e colocar o código gráfico do aplicativo em contato mais próximo com a placa de vídeo, a Apple diz que conseguiu um aumento de performance de até 10x. O que isso significa para o usuário? Que o sistema em geral vai rodar mais rápido, e isso vai ser percebido principalmente em aplicativos 3D, por exemplo jogos.

Com o advento dos aplicativos móveis que rodam em processadores ARM, vários desenvolvedores ficaram mais experientes na hora de produzir gráficos que rodam no OpenGL, a plataforma gráfica escolhida pela Apple. Ao contrário da Microsoft que utiliza o DirectX no Windows, o OpenGL não era favorecido pelos desenvolvedores, porém com mudanças como o Metal pode ser possível que a Apple consiga atrair mais jogos para o OS X.

iOS

Siri


A Siri ficou mais inteligente, busca nome nos emails para usar no ID de chamada.

Melhorias no assistente Siri reduzem a necessidade de iniciar a interação com o software. Agora o assistente vai ser proativo e analisar vários dados no aparelho para aprender o que o usuário faz durante o dia para oferecer aquela atividade sem que o usuário precise abrir algum aplicativo. Por exemplo, se você ouve música todos os dias de manhã, quando acordar o seu telefone ou iPad mostrará na tela de bloqueio os controles de mídia. Quando receber um email, a Siri irá analisar o conteúdo da mensagem e se encontrar por exemplo informações de um compromisso, ela adicionará ele ao seu calendário automaticamente. Além disso quando uma ligação for recebida, ela tentará achar o número entre as suas mensagens de email e usar o nome do remetente como sugestão de quem está lhe chamando, caso o nome não esteja salvo na agenda.

Apple Pay
A partir de Julho o serviço de pagamentos da Apple estará disponível no Reino Unido. Para aqueles brasileiros ou portugueses que moram no Reino Unido, eles poderão por exemplo pagar passagens de ônibus e metrô em Londres diretamente com o telefone. Outro recurso novo para o Apple Pay é o de cartões de fidelidade. Não há previsão para o lançamento do Apple Pay no Brasil, porém se considerarmos que a Siri foi lançada em 2011 e só chegou no Brasil em 2015, o serviço levará alguns anos para funcionar nas terras tupiniquins.

Aplicativos

Alguns dos aplicativos do sistema também foram atualizados. O app de Notas tem um layout modernizado e funções úteis como listas, desenho à mão livre, inclusão de links e mapas, inclusão de imagens, e uma barra de formatação para ajustes rápidos de tamanho e estilo de fonte.
O novo app de Notas.


O aplicativo de Mapas também foi atualizado, em algumas cidades os usuários poderão selecionar o modo de transporte público, e por exemplo ao tocar em uma estação de metrô poderá ver todas as linhas disponíveis naquela estação. Infelizmente nenhuma cidade brasileira foi inclusa nesta atualização de transporte público.


Transporte público com mais detalhes.
Além das atualizações, também há um novo aplicativo para leitura de notícias. Ao iniciá-lo pela primeira vez, ele pergunta quais tópicos ou fontes você prefere, e a cada inicialização ele atualiza o conteúdo. Também há animações caso o publicista utilize o formato de publicação que a Apple criou para o aplicativo. Ele é compatível com diversas fontes, inclusive blogs. Ele será lançado nos EUA, Reino Unido e Austrália.


O novo aplicativo "News".
Talvez uma das melhores mudanças foi a do teclado. Agora o usuário terá atalhos para cortar, copiar e colar texto, além de incluir anexos como fotos. Entretanto a maior mudança é que agora você pode colocar dois dedos em cima do teclado e ele se transformará em um trackpad, onde você poderá controlar a posição do cursor na tela simplesmente movendo os dedos em cima do teclado. Junto com os atalhos de manipulação de texto, escrever no iOS ficará muito mais intuitivo.


O teclado no iOS 9 agora tem atalhos e vira um trackpad para manipular o texto com facilidade.

A Apple levou 9 versões até finalmente adotar o multitarefa, porém a facilidade de uso parece ser excelente. Com alguns toques na tela você poderá usar dois aplicativos ao mesmo tempo.

Colete imagens direto da Internet e cole em uma nota.


Na imagem acima é possível ver que há dois aplicativos diferentes na tela. De um lado, o navegador de Internet Safari, e do outro, o aplicativo de Notas. Quer fazer buscas de imagens no Google e colá-las em um documento do Pages? Agora isso fica fácil, você não precisa mais mudar de um aplicativo para o outro já que pode rodar o navegador e o editor de textos lado-a-lado. A Apple não demonstrou se é possível rodar um jogo de tela cheia enquanto você usa o YouTube para assistir tutoriais. Seria bem útil se isso fosse possível.


Configurando o multitarefa é fácil.
Uma função interessante do multitarefa é poder usar a função "PIP", ou Imagem dentro de Imagem em português. Com essa função, você pode tocar um vídeo em uma janelinha que fica acima de um aplicativo, por exemplo pode deixar um clipe de música tocando no canto inferior direito da tela enquanto conversa com os seus amigos no aplicativo do Facebook. Sem dúvidas a função de multitarefa vai fazer o iPad ficar muito mais útil. Note que eu disse "o iPad", pois esse recurso não estará disponível para outros dispositivos no lançamento do iOS 9. Além disso, o único iPad que suportará essa função é o modelo iPad Air 2. Nenhum outro aparelho suportará isso nativamente. Como a comunidade de hackers é ativa no iOS, pode ser que consigam habilitar o multitarefa para outros aparelhos como habilitaram o Siri para o iPhone 4 mesmo quando a Apple disse que isso não seria possível, entretanto devemos considerar que o multitarefa utiliza bastante os recursos de processamento do aparelho, por isso a performance de modificação obviamente não seria a mesma.

Para aqueles que nunca estão satisfeitos com a autonomia da bateria (praticamente todos nós), agora há a possibilidade de habilitar o modo de economia de energia, que a Apple diz que pode dar até mais 3 horas de uso para o usuário, a troco de perda de performance. Também diminuíram o tamanho da atualização. O iOS 8 causou problemas para usuários de modelos com 16GB pois tomava até 5GB de espaço, fazendo com que as pessoas tivessem que deletar muitos aplicativos, fotos, músicas e vídeos para completar a atualização. O iOS 9 vai usar aproximadamente 1.5GB de espaço, causando menos problemas. Ele também será compatível com todos os aparelhos que receberam o iOS 8, ou seja, desde o iPad 2 e o iPhone 4S até os atuais, porém nem todas as funções do novo sistema rodarão em aparelhos mais antigos. Em automóveis futuros, a função CarPlay poderá rodar sem que o usuário tenha que conectar o aparelho através de um cabo, já que a função também poderá utilizar tecnologia sem-fio.

WatchOS 2

Faces
O usuário poderá escolher uma foto ou um álbum de fotos inteiro para aparecer na tela de horário. O relógio também oferece uma tela de horário que muda de acordo com o horário, mostrando cenas diferentes de várias cidades do mundo.

Complications
Desenvolvedores poderão criar botões de acesso interativos para a tela de horário. Um exemplo seria ver o nível de carga de bateria de um carro elétrico.

"Viagem no tempo"
Ao rodar a coroa digital, você verá informações do passado e do futuro, como por exemplo seus compromissos, a previsão do tempo, e a carga da bateria do seu carro elétrico caso o aplicativo esteja instalado.


Modo Criado-Mudo
Ao colocar o seu relógio para carregar durante a noite, se ele estiver na horizontal, a tela entrará no modo de criado-mudo, mostrando o tempo de maneira sutil. Se houver um alarme, na hora de soar cada botão permite você a desligar o alarme ou ativar o modo de silêncio que pausará o alarme por 10 minutos.

Modo "criado-mudo".

Comunicação
A nova versão tem um limite maior na lista de amigos. Você pode adicionar mais amigos à lista diretamente através do relógio. Também é possível utilizar mais de uma cor na hora de compor as mensagens desenhadas para enviar aos seus amigos.


Cores adicionais.
Aplicativos Nativos e Acesso a APIs
Para desenvolvedores, agora será possível criar aplicativos que rodam diretamente no relógio, além disso a Apple agora disponibilizará diversas APIs diferentes para que o desenvolvedor possa fazer aplicativos mais versáteis que terão acesso ao microfone do relógio, por exemplo.


Novas APIs de acesso ao relógio para os desenvolvedores de aplicativos.



Vídeos

Com a API de vídeos, será possível tocar pequenos vídeos no Apple Watch, como por exemplo os do aplicativo Vine.


Apple Watch rodando
vídeo do app Vine.
One more thing...

A Apple também lançou, para o OS X, iOS, Windows, e Android o aplicativo Apple Music. Neste aplicativo o usuário poderá pagar $14,99 para ter acesso a toda a biblioteca de música do iTunes. Basta usar a conectividade 3G/4G ou WiFi do aparelho para ter acesso instantâneo a todas as músicas disponíveis no iTunes. O usuário não está comprando as músicas, está meramente pagando uma assinatura para ter acesso às mesmas. Se a assinatura não for paga, o usuário perde o acesso mesmo a aquelas canções que ele já ouviu através do serviço. Funciona como o Spotify, ou para quem não conhece, o aplicativo Netflix que é similar mas para assistir filmes e programas de TV. Este serviço também inclui uma estação de rádio via Internet chamada pela Apple de Beats 1.

Clique AQUI para ver a apresentação (em inglês) diretamente do site da Apple.
A Apple proíbe qualquer outro navegador que não seja o Safari, portanto para assistir você terá de usar um Mac ou aparelho com o iOS rodando o navegador Safari.


Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.