Ads Top

Já falei sobre o TS-220 aqui no canal. Um aparelho multifuncional para armazenar dados, mas que faz muito mais do que isso. Se ele era bom, o TS-470 Pro é muito melhor. Consideravelmente.

Primeiro, o modelo em questão possui um processador Intel, do mesmo tipo instalado dentro de um computador - aliás, dizer isso é fazer injustiça, já que o TS-470 Pro é um computador. Com capacidade de 16GB de memória, e possibilidade de trocar o processador i3 por um i7, ele demonstra que tem jogo de cintura para lidar com o usuário, ou usuárioS mais exigentes. Digo isso porque o sistema QTS 4.1, recém lançado pela QNAP, faz com que o setup de múltiplos usuários e grupos seja nada mais do que um agradável passa-tempo que ao contrário de outros sistemas, não te dá dores de cabeça. Ele também se integra a domínios do Active Directory para quem prefere usar o Windows Server para gerenciar grupos e usuários na rede. A facilidade de usar e manter essa máquina rodando é algo que surpreende, já que ela oferece inúmeras funções para usuários básicos até os mais experientes gerentes de rede. Você configura e esquece, literalmente. A máquina é silenciosa e inteligente, usando a ventoinha somente quando a temperatura está alta - o que raramente acontece, até mesmo quando ela está fazendo transcodificação de arquivos de vídeo em HD para formatos compatíveis com celulares, por exemplo. Isso é algo que o aparelho faz com muita rapidez, já que utiliza o processador i3 com eficiência. Ele também suporta SSDs em modo cache, para ficar mais rápido ainda. Vroom!

Desafio a qualquer um a entrar no site da QNAP para verificar todas as configurações técnicas do aparelho e não sair de lá com um sorriso no rosto. Eu uso o NAS para armazenar dados locais. Um profissional de edição de vídeos, um fotógrafo, um modelador de objetos em 3D, um arquiteto, uma pequena empresa que precisa de um servidor de banco-de-dados, entre outros, serão o público alvo desse produto, ou usuários que exigem o melhor para armazenar seus dados e acessá-los com rapidez. A capacidade de 16 Terabytes suprirá a maioria das exigências, tenho certeza.

No meu caso, coloco tudo dentro dele que se relaciona a vídeos, desde meu entretenimento, começando por séries de TV até filmes em alta resolução, até meus arquivos de trabalho do Final Cut Pro X e Cinema 4D, os quais carregam sem problemas, como se os arquivos estivessem no meu disco local conectados diretamente no barramento SATA. O NAS dá conta do recado e não engasga, e montar um disco iSCSI é tão fácil quanto usar conexões Samba. Com duas interfaces Ethernet de 1Gbps, no modo bonding você consegue taxas de transferência de mais de 200MBps em RAID striped, mas a QNAP colocou uma porta de expansão que aceita três placas diferentes: SAS de 6Gbps, 10Gb Ethernet, e 1Gb Ethernet. Todas as placas possuem duas portas cada, dando possibilidades de acesso de até 1GBps se configurado corretamente. Impressionante. Se você precisa de redundância, ele proporciona também, já que possui a maioria dos modos RAID disponíveis no mercado. O aparelho é o sonho de consumo de qualquer profissional ou estúdio, acredite, pois eu uso todos os dias e não abro mais mão dele.

Veja minha análise com gráficos detalhados mostrando o benchmark do aparelho desde arquivos de 4KB até arquivos grandes de 100MB, e consulte outros sites na internet para ver mais testes - juro que não ficarei com ciúmes! O aparelho é simplesmente maravilhoso e merece elogios.

Aqui vai o vídeo da minha análise, onde eu faço o unboxing dele e mostro tanto o hardware quanto algumas partes pertinentes do software que eu uso no dia-a-dia. No final, conteúdo bônus mostrando a capacidade de mídia-center do aparelho, conectado na minha TV LED da Sony via HDMI e funcionando perfeitamente.




Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.