Ads Top

Você Reconhece a AuthenTec? Ela Reconhece Você!

O TouchID sabe quem você é, mas você sabe algo sobre ele? Quem o inventou? Quem respondeu Apple, errou.

Sensor biométrico TouchID, inventado pela AuthenTec, comprado pela Apple em 2012.


Sabemos que a Apple faz comerciais excelentes, que convencem muitas pessoas a comprarem seus produtos, e que a maior inovação da empresa é na verdade isso, mostrar tecnologias velhas de uma forma nova, fazendo com que os usuários passem a utilizar tais funções. No caso do TouchID, foi exatamente isso que ela fez. E quem é a AuthenTec, você pode estar se perguntando, já que o título desse post afirma que ela conhece você? Esta empresa foi fundada em 1998, e produz produtos de autenticação biométrica, como leitores de impressões digitais. Para bom entendedor, meia palavra basta! Claro, o "TouchID" foi uma invenção da AuthenTec, que licenciou a tecnologia para outros fabricantes há muito tempo atrás.

Um exemplo disso foi o aparelho Motorola Atrix, lançado em 2011, que possui um sensor de reconhecimento de impressões digitais da empresa. O Atrix reconhece suas digitais da mesma maneira que o TouchID as reconhece, e melhor ainda, ele reconhece suas digitais quando seus dedos estão molhados, algo que têm sido um problema para certos usuários do iPhone 5S que geralmente suam em ambientes quentes. Será que a Apple vai vender lencinhos para os usuários secarem as mãos? Piadas à parte, a AuthenTec foi comprada pela Apple em 2012, e a empresa prontamente instalou o sensor em seu novo aparelho.

Motorola Atrix 4G com sensor biométrico da AuthenTec (2011)


Porque ninguém parece saber sobre o sensor biométrico do Atrix, fabricado pela mesma empresa que a Apple comprou? Poderíamos dizer que por falta de Marketing, já que a AuthenTec produzia sensores para vários fabricantes diferentes e não fazia sentido criar comerciais para algo que poderia ser instalado em qualquer tipo de aparelho. Agora que nossa empresa de propagandas favorita possui a tecnologia inventada pela AuthenTec, faz sentido fazer comerciais para seus aparelhos que usam a tecnologia (somente um, no momento), já que ninguém poderá usar o TouchID em outros aparelhos.

Felizmente, a tecnologia da AuthenTec funciona muito bem, mas infelizmente não estará disponível em outros dispositivos, e digo infelizmente não só por não poder ser instalada em aparelhos de outras marcas, mas também por não podermos fazer nada mais além de desbloquear a tela e fazer compras na App Store.

Torço para que nossa querida Samsung copie a tecnologia da AuthenTec e a venda para outros fabricantes, pois as possibilidades apresentadas no Atrix de 2011 seriam muito maiores hoje em dia com aparelhos mais potentes e com o sistema operacional mais avançado. Vale a pena lembrar que quando as empresas copiam, quem ganha é o consumidor!


Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.