Ads Top

Nexus 5 - 3. Velocidade Sem-Fios

Para alguns usuários, o mais importante é a velocidade do processador do aparelho celular, mas para outras pessoas, a velocidade do chip de internet móvel reina absoluta na lista de exigências.

Enquanto o Nexus 4 suportava redes de 2.4 e 5GHz nos padrões a/b/g/n, nesta última o aparelho só funcionava em alguns canais dos vários disponíveis em roteadores sem-fio. No Nexus 5, a LG atualizou o chip e agora podemos nos conectar em redes de 2.4 e 5GHz nos padrões a/b/g/n/ac, sem limites de canais. Além disso, o dispositivo já conta com o chip LTE habilitado, pronto para ser utilizado com o cartão SIM 4G+plano 4G da operadora da preferência do usuário.

Gostaríamos de testar a performance em 4G do aparelho, porém a operadora que utilizamos exige que nosso plano seja cancelado e que assinemos um novo contrato, algo que não iremos fazer, já que nosso contrato atual nos fornece internet ilimitada, enquanto os novos planos possuem limites que variam de 1 a 8GB por mês.

Nesse post irei mostrar para você a performance do Nexus 5 na rede Wi-Fi de 5GHz do padrão N. Possuímos uma linha de internet via TV à cabo de 120Mbps de taxa de Download e 10Mbps de taxa de Upload. Em um notebook MacBook Pro com Wi-Fi de tecnologia N de 5GHz, conseguimos usar toda a capacidade da conexão através de um roteador Apple Airport Extreme N (5ª geração).

Como se sai o Nexus 5? Veja a imagem.

Resultado do teste feito no Nexus 5 pelo site Speedtest.net

Acreditamos que a imagem acima dispensa comentários, mas vamos comentar assim mesmo, pois somos teimosos! O aparelho conseguiu atingir 87.75% da conexão de 120Mbps, e ultrapassou a taxa de upload de 10Mbps (o que normalmente também ocorre no notebook, já que o provedor sempre deixa a conexão um pouco mais rápida do que pagamos). Testamos um modelo recém-lançado de um aparelho da mesma marca do notebook e do roteador, e ele só conseguiu atingir ±70Mbps de Download, porém uma boa taxa de Upload, como no Nexus 5. Depois de vermos esse resultado (que não vamos postar para evitar que o ódio alheio transforme isso em uma arena de lutas já perdidas) podemos afirmar que o Nexus 5 vai atender todas as necessidades de usuários que procuram um aparelho competente no quesito de conectividade. Com Bluetooth 4.0, NFC, Wi-FI até AC, e um chip LTE que suporta velocidades de até 150Mbps de Download, o aparelho é, sem sombra de dúvidas, o melhor da categoria.

Gostamos sempre de ressaltar o custo-benefício da linha Nexus e nesse post faremos o mesmo, pois o aparelho possui capacidade para suportar conexões de altíssima velocidade tanto no modo WiFi quanto no modo LTE (4G), sem furar os bolsos do usuário.

Como não elogiar um aparelho que nos deixa usar praticamente toda nossa conexão de internet de alta velocidade por metade do preço de outros que só atingem 58% de performance na taxa de Download? Usuários, sejam bem-vindos ao mundo do Nexus 5, onde marketing enganoso não faz parte da experiência. Seja bem-vindo a um mundo onde a vida real, e não um comercial, prova que o produto é o líder da categoria em questões de qualidade. Alguns fabricantes precisam de humildade pra aprenderem a oferecer ao usuário um preço justo com performance adequada às necessidades de hoje, eles só precisam olhar para o Nexus 5 para enxergarem como isso pode ser feito.

Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.