Ads Top

Nexus 5 - 2. Câmera - Vídeo

Com a ascensão dos smartphones e melhorias na fabricação de sensores fotográficos, hoje em dia carregar uma câmera compacta não faz sentido, já que praticamente todos os aparelhos celulares de última geração oferecem funções de fotografia e filmagem satisfatórias.

O Nexus 5 possui duas câmeras, sendo uma delas de 8PM com flash LED e a outra, de 1.3MP sem flash. A primeira fica na parte traseira do aparelho, com o flash logo abaixo. A câmera traseira possui estabilização ótica, que teoricamente ajuda o aparelho a produzir imagens ou filmes sem muitos borrões. Esta câmera também possui autofoco. Já a câmera dianteira é simples, pois geralmente só é utilizada para chamadas de vídeo por Hangouts ou Skype, por exemplo. Sem flash, a câmera frontal geralmente funciona bem com o brilho produzido pela tela e refletido na face do usuário.

Durante condições de iluminação boa, geralmente em ambientes abertos e iluminados pelo sol, a qualidade das fotos é muito boa quando levamos em consideração o preço do aparelho. Aliado à estabilização ótica, o autofoco consegue deixar as fotos nítidas na maioria das situações, porém quando o objeto está em movimento rápido, por exemplo andando de bicicleta, a câmera do Nexus 5 peca na hora de reconhecer o que o usuário está querendo fotografar, e por isso em alguns casos as fotos saem borradas. Para retratos programados, ou seja, aqueles onde os objetos param para serem fotografados, a qualidade é geralmente excelente para padrões de smartphone. Durante à noite, a estabilização ótica ajuda um pouco, mas não faz milagres. O sensor acaba não capturando muitos detalhes, e o nível de ruído é bem visível.

Em questões de filmagem, o aparelho grava em resoluções de até 1080p, e no vídeo de exemplo abaixo, usou bitrate de 17Mbps a quase 20fps. O áudio utilizado no vídeo foi do codec AAC à taxa de 48KHz, com bitrate de 96Kbps. O aúdio capturado não foi em estéreo.

No modo de fotografia, as opções oferecidas pelo aplicativo padrão de câmera instalado no Android 4.4 oferecem as seguintes opções: HDR+, ajuste de exposição, flash ligado, desligado e automático, gravação do local com o GPS, timer, tamanho do arquivo (desde resolução QVGA até 8MP), balanço de branco, e modo de cenas (ação, noite, pôr do sol, e festa). A câmera frontal oferece menos ajustes, sendo eles a exposição, GPS, timer, tamanho (desde QVGA até 1.3MP), balanço de branco, e cenas (as mesmas da câmera traseira). A câmera também permite tirar fotos em panorama, que funciona relativamente bem, e em "photo sphere", sendo um panorama em 360º que não funciona muito bem em ambientes pequenos.

Já no modo de filmagem, as opções são as seguintes: balanço de branco, "time lapse" que forma um vídeo em um período de no máximo 24 horas tirando várias fotos e agregando-as uma após a outra, qualidade do vídeo (480p, 720p e 1080p), e GPS, além de usar o flash ou não no modo de filmagem. A câmera frontal grava em 480p ou 720p, e permite mudar somente o balanço de branco, além de oferecer o time lapse e GPS.

Para a maioria dos usuários, o mais importante é saber dos pontos fracos da câmera do aparelho, por isso não iremos postar fotos ou vídeos que consideramos bons, já que achamos que vendo um vídeo que consideramos ruim, o usuário irá decidir se a câmera atende suas necessidades a partir deste nível. O que incomoda são os problemas, por isso se os problemas não forem percebidos como grandes pelos usuários, eles saberão se o aparelho é bom para atender suas necessidades, ou não.

Acreditamos que se você conseguir conviver com a qualidade mostrada nessa situação, ela irá melhorar consideravelmente em outras situações diferentes onde a iluminação do ambiente for melhor. O que queremos dizer é que no nosso vídeo de exemplo, que dura mais ou menos 14 minutos, filmamos uma viagem de carro em uma rodovia a 100Km/h mais ou menos à 1hr da madrugada. Consideramos que a estabilização ótica ajudou o aparelho a não embaçar mais do que já havia embaçado na filmagem, pois sem a estabilização o resultado seria muito pior. Se nessa situação difícil o aparelho apresentou tal resultado, consideramos que em um ambiente melhor, por exemplo em uma sala bem iluminada, a qualidade de filmagem vai melhorar.

Nossa idéia é que vendo a situação mostrada no vídeo e analisando se a qualidade é boa ou não, você vai poder entender que em situações melhores, a qualidade também vai ser melhor, porém é impossível esperar por milagres quando o aparelho em si custa metade do preço de outros, além de possuir pontos fortíssimos em outras áreas que iremos discutir em breve.
Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.