Ads Top

Rode Windows no Mac com o Parallels Desktop 8

Não podemos negar que o sistema operacional Mac OS X da Apple, que roda nos computadores Macintosh, é poderoso, versátil e rápido. Entretanto, alguns desenvolvedores ainda distribuem programas que rodam somente no Windows. O Parallels 8 permite que você rode programas do Windows no Mac com total integração, e com velocidade surpreendente, através do recurso de virtualização. Para manter este artigo organizado, nós vamos concentrar os pontos nesse cenário de utilização de programas do Windows no OS X, porém o Parallels permite que você rode Linux, cópias adicionais do OS X, e até o Android. Não deixe de explorar as possibilidades que este programa sensacional oferece, mas enquanto isso, vamos ao ponto principal.

A versão 8 do Parallels Desktop trás várias novidades:
  • Botão "Abrir no Internet Explorer" na barra do Safari
  • Sincronia do centro de notificações do Mountain Lion
  • Leiaute do teclado compartilhado
  • Suporte a anexo de arquivo do email do Outlook por clique e arraste
  • Suporte ao modo de tela-cheia do Windows
  • Suporte a tela retina
  • Suporte a reconhecimento de fala para escrita
  • "Tiles" do Windows 8 como Launchpad no Mac
e mais...




Botão "Abrir no Internet Explorer" na barra do Safari

Independente da facilidade de uso proporcionada pelo Mac OS X e o Safari, algumas empresas insistem em produzir sites que só funcional corretamente quando acessados no Internet Explorer. Caso você entre em algum site que não seja compatível com o Safari, por exemplo quando textos e imagens, botões e formulários não estão no lugar correto, você poderá clicar neste botão para abrir o site em questão diretamente no Internet Explorer. Não é necessário se preocupar em iniciar a máquina virtual, o botão já faz tudo por você.


Sincronia do centro de notificações do Mountain Lion

O Windows 8 exibe notificações de aplicativos variados quando algo acontece. Por exemplo, o Windows 8 mostra uma notificação do Outlook quando você recebe uma nova mensagem de email. O Mountain Lion também possui um centro de notificações, e quando a máquina virtual com o Windows 8 está rodando, todas as notificações do Windows 8 serão exibidas como notificações do Mountain Lion, atingindo um nível de integração de interface muito elaborado, e ajudando ao usuário a se manter informado sobre eventos do sistema e de aplicativos.

Leiaute do teclado compartilhado

Os leiautes de teclado podem ser modificados com facilidade no OS X através do menu de bandeira que fica próximo ao relógio do sistema. Ao mudar o leiaute no OS X, o mesmo também será modificado no Windows, dando ao usuário total controle do teclado e facilitando a digitação em idiomas diferentes, sem que seja necessário a mudança do leiaute no sistema virtual, já que ocorre uma sincronia entre os dois sistemas quando o usuário seleciona uma opção diferente no OS X.

Suporte ao anexamento de arquivos por clique e arraste no Outlook

No OS X, basta arrastar um arquivo para o ícone do Mail na barra dock para que uma nova mensagem se abra com o anexo já incluso no corpo da mensagem, bastando o usuário escolher os destinatários, adicionar o assunto e a mensagem, e enviá-la. A versão 8 do Parallels permite que o usuário faça o mesmo com o aplicativo Outlook para o Windows. Basta arrastar um arquivo para cima do ícone do Outlook quando ele estiver na barra Dock, que uma nova mensagem irá se abrir com o arquivo já anexado.

Suporte ao modo de tela-cheia do Windows

Quando o usuário abrir programas que necessitem ocupar a tela inteira, como apresentações de slides do PowerPoint por exemplo, o Parallels Desktop 8 vai esconder a dock, a barra de menus, e vai dar ao usuário controle do aplicativo em tela cheia, como o comportamento nativo do Windows.

Suporte a telas Retina

Usuários do MacBook Pro com tela Retina irão perceber que os gráficos do Parallels Desktop 8 irão ser exibidos em alta fidelidade. O programa também vai ajustar as configurações do Windows para que ele seja exibido em qualidade máxima nesta tela de alta resolução.

Suporte ao reconhecimento de fala para escrita

No OS X em inglês, existe um recurso de reconhecimento de fala semelhante ao Siri, encontrado no iOS. Pressionando a tecla "fn" duas vezes apresenta ao usuário a interface de reconhecimento de fala, que escuta o que o usuário dita e transforma o ditado em texto editável. Agora você pode utilizar o reconhecimento em programas do Windows rodando através do Parallels.

"Tiles" do menu start do Windows 8 exibidos como Launchpad no Mac

O Windows 8 não possui um menu "iniciar" (ou start), o gerenciamento de aplicativos é feito através da tela "start" que apresenta vários quadrados denominados tiles que podem ser redimensionados, reorganizados, deletados e clicados para executar um programa ou função. Quando o menu "iniciar" for ativado pelo usuário, os tiles serão mostrados como se fossem o Launchpad do OS X, permitindo que se clique no tile desejado com facilidade.

Testamos o Parallels Desktop em um MacBook Pro com processador Intel Core i7 de 4 núcleos rodando a 2.4GHz, com 8GB de RAM, um SSD Crucial M4 de 256GB e um HD Hitachi de 750GB rodando a 7200 rotações por minuto, em resolução de 1680x1050 pixels, com placa de vídeo integrada Intel HD 3000 e placa dedicada AMD Radeon HD 6770M com 1GB de memória DDR5.

O sistema operacional instalado foi o Windows 7 Professional. A performance da máquina virtual foi mais do que satisfatória, rodando jogos como The Sims 3 e SimCity (2013) com velocidade e qualidade boa, considerando-se que o computador estava rodando o OS X ao mesmo tempo que o Windows.

O Parallels Desktop 8 já é compatível com a versão 10.9 do OS X, mais conhecida como "Mavericks", e que ainda não foi lançada ao público pela Apple, mas que pode ser baixada pelo site de desenvolvimento da empresa para testes. O programa roda perfeitamente no Mavericks, sem bugs aparentes.

Testamos a versão 7 do Parallels na versão Mountain Lion e depois testamos a versão 8 na mesma máquina, que foi formatada antes de cada instalação. A versão 8 apesar de trazer mais recursos, rodou com mais rapidez do que a versão 7, mostrando que o Parallels Desktop foi melhorado além dos recursos aparentes. O aumento de performance de jogos 3D rodando no Windows 7 na versão 8 do Parallels em comparação com a versão 7 do mesmo foi significativa. Nós não queremos comentar isso em detalhes pois achamos que você deve testar por si próprio para ficar tão satisfeito quanto nós ficamos.

Entre no site abaixo, e faça o download da versão de testes do Parallels Desktop 8, que você poderá usar por alguns dias com funcionalidade total, assim tendo a chance de testar todos os programas que quiser e ver por si próprio a qualidade do aplicativo.

Recomendamos o Parallels Desktop 8 apesar de houverem outras soluções de virtualização no mercado, pois o aplicativo é feito especialmente para rodar em sistemas OS X e por isso é otimizado ao máximo para extrair toda a performance oferecida pelo hardware do computador.


Obs: Para baixar a versão de teste, olhe do lado direito da página onde se encontra uma caixa cinza com a embalagem vermelha do Parallels, e clique no botão em amarelo chamado "TESTE". O programa poderá ser usado durante 14 dias no modo de teste, e poderá ser adquirido facilmente após o período visitando o link acima novamente e clicando no botão COMPRE JÁ, ou aceitando a oferta exibida pelo programa no final do período de teste. 
Imagens de tema por enot-poloskun. Tecnologia do Blogger.